Page Nav

HIDE

Post/Page

Weather Location

Últimas Informações:

latest

Terremoto de 8,4 graus sacode costa do Chile e provoca alerta de tsunami

Terremoto de 8,4 graus atinge costa do Chile e provoca alerta de tsunami.  Tremor é sentido até em Buenos Aires e São Paulo; autoridad...


Terremoto de 8,4 graus atinge costa do Chile e provoca alerta de tsunami. Tremor é sentido até em Buenos Aires e São Paulo; autoridades pedem que população saia de regiões costeiras o mais rápido possível
Um terremoto de 8,4 graus na escala Richter atingiu a costa do Chile, segundo o Serviço Geológico dos EUA, afetando várias regiões do país. O sismo teve seu epicentro a 54 quilômetros de Illapel, já no continente, e ocorreu a 25km de profundidade — a pouco mais de 230 km de Santiago e ocorreu um pouco antes das 20:00 horas (local).


Terremoto de 8,4 graus atinge costa do Chile e provoca alerta de tsunami. Tremor foi sentido até em Buenos Aires e São Paulo; autoridades pedem que população saia de regiões costeiras o mais rápido possível

SANTIAGO, CHILE – Foi emitido um alerta para tsunamis em toda a costa do país, e réplicas foram registradas. Resquícios foram sentidos também em São Paulo. O sismo ocorreu em torno das 20:00 horas de Brasilia.
terremoto-chile-8,3graus-01
De acordo com serviços de emergência, o terremoto atingiu principalmente as zonas Metropolitana e de Maule. O Chile pediu que toda a população perto da região do sismo vá para longe da costa. Sirenes de alerta foram soadas em grandes cidades costeiras, como Valparaíso. Serviços de emergência afirmaram que há cortes de luz e no sinal de celulares.
Um tsunami poderia atingir a costa de Iquique por volta de 21h30m, com ondas de mais de três metros acima do nível usual do mar, segundo o serviço de tsunamis dos EUA. Peru, Equador e ilhas do pacífico também devem ser atingidas pelas ondas.
Usuários nas redes sociais relataram fortes tremores também em territórios argentinos. Alguns afirmaram até ter sentido fortes reflexos também em Buenos Aires, e com resquícios até em São Paulo. A redação do “El Mercurio”, na capital chilena, registrou os tremores.
terremoto-chile-8,3graus
Nas medições sismológicas iniciais do país, o terremoto, que aconteceu por volta das 20h, havia sido classificado como tendo 7,2 graus — e posteriormente para 7,9. Réplicas de 6,1, 6,2 e 6,4 foram registradas posteriormente perto de Illapel.
Em 2010, um terremoto de 8,8 graus no centro do país deixou mais de 800 mortos e muita devastação em grandes cidades do país, como Concepción. O Chile é um país sismologicamente muito ativo, com terremotos provocados por conta dos movimentos geológicos na Cadeia do Pacífico.
Por O GLOBO-16/09/2015 20:09 – http://oglobo.globo.com

Nenhum comentário