Page Nav

HIDE

Post/Page

Weather Location

Últimas Informações:

latest

WikiLeaks Divulga Texto e Lista de Países Aos Quais Snowden Pediu Asilo; Brasil É Um Deles

No domingo último (30) Edward Snowden, o ex-agente da  CIA  que virou herói mundial ao desmascarar o esquema de espionagem global dos...




No domingo último (30) Edward Snowden, o ex-agente da CIA que virou herói mundial ao desmascarar o esquema de espionagem global dos EUA, apresentou uma série de solicitações de asilo através de sua assessora jurídica, Sarah Harrison.

As solicitações foram entregues a um agente do consulado russo no aeroporto de Sheremétyevo,Moscou. Os documentos detalham os riscos à vida do ex-agente e o tipo de processos pelos quais poderá passar - os quais poderão levar à prisão perpétua ou pena de morte.

O consulado da Rússia já começou a enviar os pedidos de asilo às embaixadas presentes no país. Até agora, os países contatados em busca de asilo são: Rússia, Áustria, Bolívia, China, Brasil, Cuba, Finlândia, França, Alemanha, Nicarágua, Índia, Itália, Irlanda, Holanda, Suíça, Venezuela, Equador e Islândia.

Rússia China disseram estar pensando no assunto e que debaterão a causa na ocasião dos exercícios militares conjuntos de ambos países nos próximos dias. O presidente russo Vladimir Putin declarou hoje que dará asilo a Snowden contanto que isso não fira os interesse dos EUA. Já a China expressou vontade de asilá-lo de imediato, mas sob certas condições não divulgadas. ABolívia declarou em nota que  pensará sobre o assunto. O Brasil ainda não se manifestou.

WikiLeaks também divulgou uma carta aberta escrita por Snowden:


"Há uma semana fugi de Hong Kong depois que ficou claro que a minha liberdade e segurança foram ameaçadas por revelar a verdade. Minha liberdade foi mantida devido aos esforços dos meus novos e velhos amigos, familiares e outras pessoas que nunca conheci e provavelmente nunca conhecerei. Confiei minha vida a eles e eles confiaram em mim, algo pelo que sempre serei grato.

Na quinta-feira, o presidente Obama declarou perante o mundo que ele não iria permitir que qualquer diplomacia desse um veredicto para o meu caso. Mas depois de prometer que não o faria, o presidente ordenou a seu vice-presidente que faça pressão nos líderes das nações onde pedi proteção e asilo para que recusem ​ meus pedidos.

Este tipo de engano de um líder mundial não é justiça, não é uma punição ilegal de expatriação. Estas são as velhas e más ferramentas de agressão política. Seu objetivo é assustar não a mim, mas àqueles que querem vir em meu apoio.

Durante décadas os EUA têm sido um dos mais fortes defensores de direitos humanos para quem busca asilo. Infelizmente este direito, projetado e aprovado pelos EUA no artigo 14 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, está sendo rejeitado pelo atual governo do meu país. A administração Obama adotou a estratégia de usar a cidadania como arma.

Embora esteja condenado sem ter feito nada, meu passaporte foi unilateralmente revogado, me deixando como um apátrida, sem qualquer ordem judicial, e o governo agora busca me privar de um direito fundamental. Um direito que pertence a todos: o de pedir asilo.

Finalmente, a administração Obama não tem medo de informantes como eu, Bradley Manning e Thomas Drake. Estamos apátridas, presos ou impotentes. Não, a administração Obama não tem medo de um. Tem medo de uma sociedade informada, enojada, que exige o governo constitucional que lhe foi prometido e deveria ter.

Estou firme de minhas convicções e impressionado com os esforços aplicados por muitos.

Edward Joseph Snowden

FONTE: 
WikiLeaks

Nenhum comentário