Page Nav

HIDE

Post/Page

Weather Location

Últimas Informações:

latest

Obama chega a Oklahoma após tornado ( FEMA VAI ENTRA EM AÇÃO )

Fenômeno climático danificou 1.200 casas e afetou diretamente 33.000 pessoas Presidente Barack Obama abraça moradora em Moore, Oklahom...



Fenômeno climático danificou 1.200 casas e afetou diretamente 33.000 pessoas




O presidente americano, Barack Obama, chegou em Oklahoma (centro-sul) na tarde deste domingo para avaliar a devastação causada pelo tornado da semana passada que deixou 24 mortos, enquanto a governadora do estado solicitou ajuda federal para os milhares de atingidos pelo desastre.

Obama deixou Washington pouco antes das 10h locais (11h de Brasília) para um voo de três horas até o estado devastado, onde se reúne com sobreviventes e socorristas, e visita as áreas mais afetadas na região.



Em declarações à CNN neste domingo, a governadora Mary Fallin disse que busca ajuda para o estado por meio do Federal Emergency Management Agency (FEMA, por sua sigla em inglês), após a passagem do poderoso tornado, que há quase uma semana castigou Moore, subúrbio de Oklahoma City, matando 24 pessoas e ferindo 377.

"O que precisamos é de capacidade para conseguir passar pela burocracia, capacidade de obter fundos da FEMA e capacidade para obter os serviços que os cidadãos necessitam para se recuperar deste terrível desastre", declarou a governadora, em frente a uma montanha de metal retorcido, tijolo e madeira.

"A quantidade de detritos, como vocês podem ver atrás de mim, é enorme. Não se trata de apenas um par de casas com telhados arrancados", indicou Fallin.

"Este é um grande campo de destroços. Não apenas um par de quadras. São milhas. São 17 milhas (27 km) de comprimento, quase meia milha (2,4 km) de largura", explicou.

Tornado

O tornado foi um dos mais poderosos nos últimos anos. O fenômeno climático danificou ou destruiu 1.200 casas e afetou diretamente 33.000 pessoas, de acordo com um relatório oficial. Os danos foram inicialmente estimados em cerca de 2 bilhões de dólares.

A cidade de Moore sofreu um desastre semelhante em 1999, quando um tornado matou 41 pessoas.

Um funeral público deve ser realizado no final desta noite nesta pequena comunidade, onde Obama é aguardado para confortar os sobreviventes, fazer um balanço da destruição na região e avaliar os trabalhos necessários.

Nenhum comentário